Particularmente por que a História é útil para nosso futuro, não apenas isso, mas também para nossas escolhas atuais. Saber o que nossos antepassados fizeram, como e por que. Isso é importante para não cometermos os mesmos erros, melhorarmos nossas atitudes, valorizarmos ações positivas e criarmos consciência histórica permanente. Como o historiador Caio César Boschi nos revela que a História não está apenas nos livros didáticos ou nos filmes, mas também nos sons das ruas, nos objetos que nos cercam; ora, no cotidiano, evidentemente, ela está sendo processada diariamente, por nós, protagonistas ou simples passageiros...
Sebastião Salvino do Nascimento nos apresenta a História, por ser científica, como um diálogo com os demais campos do saber, como a Literatura, a Filosofia, a Política, a Antropologia, a Sociologia, o Direito, a Economia, pois o produto final do trabalho do historiador é um texto científico de múltiplas facetas, uma composição literária, em estilo que permita ser lido com prazer. Talvez falte esse tempero nas aulas de História, a composição prazerosa, o saber apresentar e o querer, por parte do aluno de receber esse tema interessante e às vezes divertido. A História nos revela nossas identidades, etnias e religiosidades. Ela tece o fio do tempo, discorre sobre temporalidades, criando base para a exploração de novas jazidas de conhecimentos. Ensinar e aprender História é participar de sua produção, é fazer a História.
Por que estudar Filosofia?
O nome "filosofia" vem do grego, que significa philos - que ama - e sophia - sabedoria, que então seria "que ama a sabedoria". A Filosofia é algo muito antigo, que surgiu provavelmente entre os séculos VII ou VI a.C. nas antigas cidades gregas da Ásia Menor.
O filósofo americano John Dewey questiona que espécie de atitude permanentemente ativa para com o mundo as revelações científicas exigem de nós. Ou seja, que atitude nós teremos diante do mundo que se apresenta? Essa é uma questão filosófica e por si só nos faz filosofar ao tentarmos respondê-la. Filosofar é pensar, mais ainda é buscar viver com sabedoria, repensar o ser humano, suas atitudes, sua natureza.
A Filosofia é um tema bastante amplo e de difícil delimitação porém, é preciso entender que seu estudo facilita ou nos mune de argumentos para entendermos sobre os assuntos da vida e aprendermos a refletir sobre nossa existência. Muito pelo contrário do que alguns pensam, seu estudo, por envolver temas polêmicos e pessoais não deixa a aula cansativa e desinteressante, mas sim, extremamente vibrante e construtiva, o que nos faz pensar sobre a necessidade de se conviver com as diferenças do pensar e do agir. A Filosofia faz construir diferenças que possam conviver juntas.
Por que estudar Geografia?
A Geografia passou por um processo de mudança, quando o pesquisador alemão Friedrich Ratzel a definiu como ciência humana. A prática natural começou a ser influenciada por pensamentos ideológicos e teóricos.
Logo no início do século XX a Geografia ganha o entendimento da relação sociedade-natureza. Os seres humanos passaram a agentes que sofrem influência do meio, mas que também agem sobre ele. Mais do que descrever características físicas, humanas e econômicas, depois de décadas de renovação e confrontada com a globalização, a disciplina viu-se diante de conflitos étnicos, ambientais, territoriais (terrorismo, xenofobia), crises financeiras, questões locais e globais. Entender o mundo contemporâneo local, nacional e mundial passa pelos estudos geográficos, sejam eles cartográficos, físicos, naturais, políticos ou econômicos.
O conhecimento é o que distingue o sábio do homem medíocre... Nada mais... Aprender, o que quer que seja nos torna pessoas melhores.
Sebastião Salvino do Nascimento nos apresenta a História, por ser científica, como um diálogo com os demais campos do saber, como a Literatura, a Filosofia, a Política, a Antropologia, a Sociologia, o Direito, a Economia, pois o produto final do trabalho do historiador é um texto científico de múltiplas facetas, uma composição literária, em estilo que permita ser lido com prazer. Talvez falte esse tempero nas aulas de História, a composição prazerosa, o saber apresentar e o querer, por parte do aluno de receber esse tema interessante e às vezes divertido. A História nos revela nossas identidades, etnias e religiosidades. Ela tece o fio do tempo, discorre sobre temporalidades, criando base para a exploração de novas jazidas de conhecimentos. Ensinar e aprender História é participar de sua produção, é fazer a História.
Por que estudar Filosofia?
O nome "filosofia" vem do grego, que significa philos - que ama - e sophia - sabedoria, que então seria "que ama a sabedoria". A Filosofia é algo muito antigo, que surgiu provavelmente entre os séculos VII ou VI a.C. nas antigas cidades gregas da Ásia Menor.
O filósofo americano John Dewey questiona que espécie de atitude permanentemente ativa para com o mundo as revelações científicas exigem de nós. Ou seja, que atitude nós teremos diante do mundo que se apresenta? Essa é uma questão filosófica e por si só nos faz filosofar ao tentarmos respondê-la. Filosofar é pensar, mais ainda é buscar viver com sabedoria, repensar o ser humano, suas atitudes, sua natureza.
A Filosofia é um tema bastante amplo e de difícil delimitação porém, é preciso entender que seu estudo facilita ou nos mune de argumentos para entendermos sobre os assuntos da vida e aprendermos a refletir sobre nossa existência. Muito pelo contrário do que alguns pensam, seu estudo, por envolver temas polêmicos e pessoais não deixa a aula cansativa e desinteressante, mas sim, extremamente vibrante e construtiva, o que nos faz pensar sobre a necessidade de se conviver com as diferenças do pensar e do agir. A Filosofia faz construir diferenças que possam conviver juntas.
Por que estudar Geografia?
A Geografia passou por um processo de mudança, quando o pesquisador alemão Friedrich Ratzel a definiu como ciência humana. A prática natural começou a ser influenciada por pensamentos ideológicos e teóricos.
Logo no início do século XX a Geografia ganha o entendimento da relação sociedade-natureza. Os seres humanos passaram a agentes que sofrem influência do meio, mas que também agem sobre ele. Mais do que descrever características físicas, humanas e econômicas, depois de décadas de renovação e confrontada com a globalização, a disciplina viu-se diante de conflitos étnicos, ambientais, territoriais (terrorismo, xenofobia), crises financeiras, questões locais e globais. Entender o mundo contemporâneo local, nacional e mundial passa pelos estudos geográficos, sejam eles cartográficos, físicos, naturais, políticos ou econômicos.
O conhecimento é o que distingue o sábio do homem medíocre... Nada mais... Aprender, o que quer que seja nos torna pessoas melhores.