quarta-feira, 28 de julho de 2010

A Deriva Continental

A Teoria da Deriva Continental foi formulada em 1912 pelo meteorologista alemão, Alfred Wegener, apresentando evidências geológicas, biológicas, paleontológicas e geofísicas para demonstrar suas idéias. Para Wegener, os continentes atuais estiveram agrupados no passado em um único conjunto denominado Pangéia.

Fragmentando-se lentamente, como podemos observar na figura ao lado, esse continente deu origem a dois outros: Laurásia ao norte e Gondwana ao sul.

Em sua teoria a crosta terrestre é constituida por uma massa sólida mais leve que flutua sobre um substrato mais denso e pastoso. O deslocamento dessas massas é o responsável pelo surgimento das cordilheiras, enrugamentos de rochas que foram comprimidas durante esses deslocamentos (imagem - Karakoram/Paquistão).

A Teoria da Deriva Continental foi rejeitada em sua época e hoje é largamente aceita devido aos avanços tecnológicos nas investigações oceanográficas e da Geofísica que comprova o deslocamento dos continentes.

Atividade - Responda em seu caderno para a correção do professor em sala.

1. Faça uma pesquisa e escreva algumas linhas sobre o significado de cada palavra para o texto que você acabou de ler e para a Geografia:

a) Laurásia;
b) Gondwana;
c) Karakoram;
d) Oceanografia;
e) Geofísica.

*Correção e visto no dia 11/08/2010

Veja vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário